terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Regina Mello e MUNAP apresentam TIBANARÉ no parque Municipal em Belo Horioznte.

A POIETISA e artista plástica Regina Mello, é de uma dinâmica impressionante, neste sábado, 25 de janeiro, realizou uma edição extra do MUNAP(*)-Sementes de Poesia, no Parque Municipal, apresentando o Grupo TIBANARÉ, de Goiás, que apresentou um espetáculo forte, colorido e belo.
Segundo fui informada, foi um sucesso.Por motivos de força maior, não pude comparecer.
A Professora, ensaísta e Poeta Ana da Cuz, da CULTED ,foi conferir, representando o Mural de Escritores, a nosso convite.

Também o Poeta Antonio DAYREL nos enviou suas impressões,recorte do estado de Minas....O SEMENTES DE POESIA tem seu público cativo e mostra que POESIA está em todas as Artes.

Clevane Pessoa de araújo Lopes
Diretora Reg. do InBrasCi em Belo Horizonte, MG

O evento foi registrado no Jornal "Estado de Minas", que assim coloca palvras escritas por Márcia maria da cruz.

"O espetáculo é baseado no livro de poesias homônimo, escrito por Luciene Carvalho, e retrata a prostituição, a religiosidade, a tradição e os museus da região portuária no entorno da qual se desenvolveu Cuiabá. Pela primeira vez em Belo Horizonte, o grupo Tibanaré foi convidado especial do programa Sementes da Poesia, um projeto de incentivo à poesia na capital mineira"(**).

Na íntegra, a cobertura :

"SEMENTES DA POESIA
BH e Cuiabá se unem no teatro
Márcia Maria Cruz

Beto Novaes/EM/D.A Press


Peça, na Praça dos Fundadores, deu mais colorido ao domingo no parque

A poesia criou uma ponte entre Belo Horizonte e Cuiabá, capital do Mato Grosso, na manhã de ontem. Quem esteve no Parque Municipal Américo Renê Giannetti conheceu um pouco mais do Porto, bairro mato-grossense às margens do Rio Cuiabá, famoso pela vida boêmia e pela agitação cultural. Depois de um período de decadência, a cultura do local está sendo resgatada por artistas e poetas. Parte dessas aventuras e desventuras foram contadas pelo grupo Tibanaré no espetáculo Porto. A apresentação foi uma edição especial do programa Sementes da Poesia, uma iniciativa do Museu Nacional da Poesia que ocorre ao ar livre aos domingos, na Praça dos Fundadores, no parque.

Quem passava pelas alamedas do parque, movido pela curiosidade, parava para ver o movimento. Todos gostaram do que viram. Foi o caso das amigas Maria Clara Miranda, de 21 anos, e Eliane Maria Félix, de 22. “Gosto muito desse tipo de apresentação, pois aprecio muito literatura. Achei o espetáulo muito bacana, parece um pouco impressionista”, definiu.

A auxiliar de administração Ana Maria Vieira, de 28, também se encantou com a possibilidade de conhecer um pouco mais da capital mato-grossense. Natural de Sergipe, Ana mora em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e foi passear no Parque Municipal com a amiga Maria Katiane dos Santos, de 24. “Não tenho hábito de assistir peças de teatro, mas, como eles estavam convidando, parei para ver e gostei muito. No início, me assustei com os movimentos fortes, mas com o decorrer do espetáculo fui conhecendo o Porto”, disse.

O espetáculo é baseado no livro de poesias homônimo, escrito por Luciene Carvalho, e retrata a prostituição, a religiosidade, a tradição e os museus da região portuária no entorno da qual se desenvolveu Cuiabá. Pela primeira vez em Belo Horizonte, o grupo Tibanaré foi convidado especial do programa Sementes da Poesia, um projeto de incentivo à poesia na capital mineira."

Para verem o Jornal Estado de Minas, Antonio Dayrell, nosso amigo e contante seguidor do MUNAP, envia:

Esta mensagem foi enviada por Antônio Carlos Dayrell (antoniodayrell@ig.com.br), que leu esta notícia no UAI e gostaria de recomendar a você:

"REPORTAGEM: SEMENTES DE POESIA - BH E CUIABÁ SE UNEM NO TEATRO. (EM - GERAIS, 26/01/09 p. 20) PARABÉNS. DAYRELL

BH e Cuiabá se unem no teatro

Para ler a notícia, basta clicar no link abaixo:
http://www.uai.com.br/EM/html/sessao_18/2009/01/26/interna_noticia,id_sessao=18&id_noticia=87450/interna_noticia.shtml

Atenciosamente,

Equipe do EM"

Para a amiga Regina, uma das POIETISAS que integra nosso livro-álbum(***)

escrevo:

"Regina:maravilha!
Vou postar e comentar.Dayrel enviou um e-mail a respeito.Tenho também as fotos que vc enviou, prévias-e se já puder, mande alkguma do evento.
Parabéns, alegra-me ver a ascendência de seu MUNAP, um sonho visionário de uma bela e grande mulher.
Como Diretora do museu nacional da Poesia, Cônsul de Poetas del Mundo, artista plástica e "Poietisa'
você ajuda a escrever com beleza e empoderamento, a história do feminino em belo Horizonte, MG, Brasil e Mundo.
Mais tarde, vou colocar também no http://POIETISA.com.br
Tenho muito orgulho em ser sua amiga e pertencer ao MUNAP, que divulgo com prazer e admiração por seu trabalho contínuo.
Abrs;
Cle"

"
http://www.uai.com.br/em.htm

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Clevane, sou Fernanda Gandes, integrante do Grupo Tibanaré de Teatro, obrigada pelo comentario em seu blog, aproveito para esclarecer, que o Grupo Tibanaré não é de Goiás, mas de Cuiabá-MT. Esperamos voltar a nos apresentar em Belo Horizonte, foi uma experiencia muito marcante para nós.Agradecemos muito a Regina por nos viabilizar a apresentação do espetáculo e ser o nosso ponto de apoio em BH.

Beijos. :)