terça-feira, 4 de novembro de 2008

Poeta ou Poetisa




Fotos:Clevane Pessoa, escrevendo sem parar (rs) ,em casa,e Edison Pereira de Almeida,com a luz sobre sua cabela privilegiada.Em contato com o Cosmos.



Muitos me escrevem a respeito da mulher que escreve Poesia.Uns acham que "poetisa" é uma diminuição da real capacidade feminina.Fico à parte dessa polêmica, tanto faz que me chamem "poeta" ou "poetisa":digo que eu própria digo que sou poetisa.Prefiro.A palavra rima com sacerdotisa.

Tudo começou quando a ótima Cecília Meirelles disse "Sou Poeta" (*). Falava no masculino.Então convencionou-se que dizer poetisa seria subestimar a Poesia feminina.Gosto muito dessa autora,desde criança a lia, declamava.Ela não se referia a feminino ou masculino, mas, penso, a um estado de ser, de espírito-como se dissesse "sou esteta"...

E ela escreve todo o poema no masculino, repararam?tal como quando Chico Buarque de Holanda escreve no feminino...

>>*<<


No Portal Palavreiros,há um poema dos meus que fala a respeito.Aqui no Recanto das Letras também...
O Projeto de livro-álbum que Marco LLobus e eu desenvolvemos na capital mineira,chama-se POIETISA, nascido da POIESIS grega.
Vistem o blog:
http://poietisa.blogspot.com

Meu ex-marido,de quem sou muito amiga, mandou-me uma trova sobre o assunto.Repasso-a para vocês:. Mandem sua opinião.




Clevane Pessoa de Araújo Lopes


(*)Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada

Cecília Meireles


E a trova:


Ser poetisa ou poeta,
Não nos importa porque,
Na verdade, nos completa
É o verso que a gente lê.

Antonio Messias da Rocha Filho(Messias da Rocha)

Obs:a ilustração é o fragmento de um de meus desenhos -publicado em Estalo, a revista, número 4(Belo Horizonte, MG)

>>*<<

Sacerdotisa do verbo




Clevane Pessoa








À maneira antiga,
no feitio de mim,
prefiro ser chamada
de poetisa,
(no feminino
ideário
mas
definido):
sou sacerdotisa
da palavra
precisa
e mecânica
da palavra
sutil...
Monto, ludicamente,
verbos de armar
verbos de amar
a aramar
ramas
de
árvores
em festivais
de fertilidade
Sagro ao sonho
a realidade
e devolvo ao real
e fantasia...
Versejo como quem sangra
Versejo como quem cicatriza
a dor
Ferlilizo, oro, crio, embelezo, atinjo:
eu faço Poesia,
sou sua sacerdotisa...

(poema origiunalmente publicado em Palavreiros, portal UNESCO e em outros , por ex,

http://www.clips-poemas.com/clevanepessoa/saserdotisadoverbo.htm)


OPINIÕES OUTRAS :

Édison Almeida Pereira
paraclevane pessoa

data3 de novembro de 2008 19:17
assuntoRE: Poetisa ou Poeta ,texto revisado


Nosso Chanceler do InBRasCi na Ilha da madeira, Portugal, escreve lindamente:


Poeta , Poetisa


Da poesia o poeta precisa
Como o sol do luar
E ser poeta ou poetisa, eis a questão!
Tudo será o que é , neste sublime ILUMINAR,
Alertando a vida , aquecendo o coração!

Se o mundo fôsse sem feminino
Que tristeza iria ser
Por isto não determino,
Apenas confirmo: POETISA, sois um bem
Que todo O POETA pode contar que tem!

É a LEI NATURAL DA VIDA, Ele e Ela se unem
Fazendo do SER que são, a continuidade da espécie.
Assim, multiplicam-se os momentos de POETIZAR
Melhor ainda, amando , sonhando, criando, até novo dia raiar.

Na AURORA DA EXISTÊNCIA TERRENA...

Ermitão da Picinguaba - Édison Almeida

<<<***>>>

Nenhum comentário: