segunda-feira, 14 de julho de 2008

Regina Mello promove mais um SEMENTES DE POESIA, pelo MUNAP e pela GALERIA da ÁRVORE








Fotos :a garotinha que ama poesia, Noélia, Regina Mello, , Lúcia Brasil e eu(de cima para baixo),parte do público presente.


No domingo 13/07/2008,Regina Mello, que dirige o MUNAP, organizou mais um dos eventos mensais, chamado SEMENTES DE POESIA, onde os presentes são chamados a ler poemas de livros oferecidos, ou dos que trazem, além dos que declamam os próprios versos.Foi uma grande semadura, confiram:

Uma das mais interessantes situ/ações a meu ver, foi a presença de crianças interessadas empoesia, o que muito me alegrou.A garotinha Noélia, por exemplo, iniciou o evento lendo Cecília Meirelles("Essa menina, tão pequenina, quer ser bailarina"-quem não lembra?)- e no decorrer da manhã, leu poemas de J.S.Ferreira (jssfereira@bol.com.br), poeta aldravista de Mariana, pois eu levara para Regina um exemplar de JENIPAPO, o adorável livro ,com ilustrações de Rosane Dias(rosanediasarte@hotmail.com), em edição comum ao CLESI e ao ALDRAVA.Um dos poemas lidos por ela foi o lindo O pardal.

Um momento tocante foi quando Francirene Gripp declamou os poemas que fez para os netos pequenos ali presentes(Artur, Gabriel e Bruno )-e alguns poemas, eles próprios declamaram a pedido da avó Poetisa.

Levei poemas impressos pela Gráfica Editora O LUTADOR para o paz e Poesia e assim , muitos poetas que ali não estavam em corpo, estiveram presentes.Coloquei-os expostos e as pessoas vinham , escolhiam, diziam os versos ou levavam para casa.

Depois das primeira rodadas de poetas, apareceram pessoas que participaram , na véspera, no Belô Poético, que se encerrara à tarde.Wilmar Silva, com o conhecido talento interpretativo, declamou Cabelos - um interessante poema de Regina mello.Luís Edmundo (poeta que mantém o site TANTO)disse versos de CHACAL e mais tarde, falou a respeito dos "Fundadores", ali representdos por belas cabeças de bronze,referindo-se, em especial a Afonso Pena e sua relação de abertura com os imigrantes japoneses, aqui há cem anos aqui chegaram no Kasato Maru,quando era Presidente.

Estiveram presentes ainda o conhecido poeta Tanussi, o poeta e jornalista Alécio Cunha-uma pessoa a quem muito aprecio na sua caminhada de divulgação cultural,acompanhado do filho.

Mônica, funcionária do Parque Municipal, acompanhou tudo, com Homero Silva, o diretor .Ela, iniciou com Mário Quintana e ele com Castro Alves, assim ,a poesia dos renomados esteve apresentada num mesmo espaço e data.

Jefferson de Oliveira leu poemas enfeixados em seu primeiro livro intitulado PERDIDO DE AMOR.

Depois: Dulce Maria ;Javert ;Eduardo Renno ;Regina (Poesia em linha Reta),Meire, ;Heberli; Lúcia Brasil; uma das próximas entrevistadas pea o POIETISAS ;Francirene Gripp,eu, que declamei um poema de Brenda Marques, jornalista e de nosso grupo Poetas pela Paz e ela Poesia (*),Luciano "Podrera", grande perfomático (homenageou poetas da rua, e leu alguns poemas),Meire, com um interessante poema escrito para seu otorrinolaringologista, sobre os ossículos do ouvido,martelo, bigorna...).

Arlete Pimenta ,assistente social (funcionária da AMAS),contou que em criança, lia em Cecília Meireles, a linguagem apropriada à infãncia, mas, adulta, lê nela o lado místico;Lúcia Brasil voltou ao microfone, para ler poema de sua autoria e disse que começou a escrever oemas "depois de velha", embroa não seja própriamente uma . Eduardo Rennó, aluno de Letras, leu haikais, depois um poema em inglês, pela sonoridade, explicou-se,depois, "para não sair da Língua Mater/Pater, leu outro, em Português ;Lucas Queirós leu mais um de J.S.Ferreira,sobre a Cigarra(de JENIPAPO);Regina declamou um dos haikais de Lúcia;a seguir Cássia Veloso, Jefferson Silveira,Mônica , de Brenda Marques, Safada,poema de Mulheres no banquete de eros (recente antoogia feminina, lançada por Tânia Diniz),editada em regime cooperativo;

A seguir,Noélia , a garotinha que ama poesia,leu mais, Elena Maria de Souza escolheu "SOU MULHER", da premiada Ângela Togeiro, da Academia Feminina de Letras da capital,Jefferson voltou a ler poeia de seu livro,depois Lúcia disse versos de Regina Mello, Clecimar Viana Andrade, Celso Freira;Lúcia disse "Flor do Quiabo",de Tânia Diniz, da cita antologia (Mulheres emergentes-ME 18, que marca os dezoito anos do jornal Mual com esse nome, somente de Poemas escritos por mulheres;

TÂNIA DINIZ é também uma das POIETISAS de nosso livro-álbum.Um rapaz leu Casemiro de Abreu.Marcel Cristina Veloso leu Ana Alcântara (que, no dia 25/09, estará na Lagoa do nado, com Juan Fiorini, para o sarau mensal.Ambos participaram de nosso evento Paz e Poesia,em 3/03/2008),li meus haikais contidos no ME18( série intitulada "De ovos e de passarins");Rosa e Esmeralda foi lida por Eduardo Rennó, Iara Abreu leu o poema contundente de Paulo Aguiar, "Escola Pública Brasileira";

Giovana leu "A Árvore".Márcio José de Oliveira, que ia passando, escolheu , entre os poemas impressos à disposição,o poema "Língua Portuguesa", de Silvia Araújo Motta, Presidente do Clube Brasileiro de Língua Portuguesa, que não esteva presente
Uma garotinha escolheu um poema sobre Anjos, de Andréia Donadon.

O Diretor do Parque Municipal, Homero Brasil Filho, leu Fernando Pessoa e convidou os presentes para um evento especial:no dia 10 de agosto, haverá uma sessão extraordinária, à luz da lua, com imício às 18:30 hors, o parque já fechado, devendo entrar quem se inscrever por e-mail -os presentes intressados já o fizeram.

Recebo de resente o CONTOS HUMANUS, de Sylvia Maria (do Podrera) e o Perdido de Amor", do Jefferson.

A seguir, houve sorteio de vários livros .Distribuí e sorteei dez exemplares do
" Mulheres de Sal, Água e Afins" (Edit.URBANA-RJ/, um PROSA Gerais"(antologia do CLESI de Ipatinga , onde tenho o conto A SEMENTE,que mereceu menção Honrosa).

Também distribuí exemplar número 15 do jornal Lítero-Cultural, do CLESI (de outubro/2007, dedicado à criançada, não apenas com o cartaz com os personagens da série GIRO-LÊ, para colorir, mas também com capas das edições (Bicudinha vai a S.Paulo;Kiko e o tamanduá;Lobelzinho; Mariana catibiribana;O Coelho Clemente e o cito Jenipapo) e poemas d nossa infância":Drummond (Poema Culinário),Manoel Bandeira,(O Trem de Ferro); canção do Exílio ( Gonçalves Dias) -esses que aprendemos na escola e não mais esquecemos...

Gostaria de ter tido oportunidade de passar uma lista para obter o sobrenome de todos que se apresentaram, o que farei na próxima vez.

A seguir, fomos ver a exposição do médico Marco Tulio Resende, esculturas de papier, na galeria da Árvore.Marco Túlio Resende é um dos integrante do ORIGINAL-Livro de Artistas , juntmente com o II.

Lá, os poetas Wilmar Silva, Tanussi Cardoso e Alécio Cunha, ainda comentavam o Belô Poetico, organizado por Rogério e Virgilene Araújo -do qual, mais tarde, postarei fotos, pois Bilá Bernardes disse que a poetisa Brenda Marques,presidente do IMEL (Inst.Imersão latina), fotografou bastante - e espero contar com sua generosidade de sempre, cedendo fotos.

Mais tarde, fomos almoçar e, à noite, quando Regina e eu tomávamos um caldinho no La Greppia, passou por nós o renomado organizador do PSIU POÉTICO, Aroldo Pereira,que participara do Belô Poético e iria viajar para Montes Claros (onde o evento, com vinte e dois anos subsequentes, acontecerá de 04 a 12 de outubro -inscrições até 31 de agosto (*)).

Apesar de já haver participado dos varais de poesia, divulgado o poeta,não o conhecia
pessoalmente e chamei-o para tomar um caldinho e conversarmos sobre poesia.Dessa forma, ele conheceu duas das POIETISAS.E eu não iria perder a oportunidade .

Clevane Pessoa

SEGUNDa FEIRA, 21 de JULH-EDOÇÃO ESPECIAL DO SEMENTES DE POESIA,veja a comunicção do MUNAP:



"Caríssimos,

Em fevereiro de 2008, quando participei do Verão Arte Contemporânea com o grupo Kaza Vazia, nasceu a idéia do Semente de Poesias (recital ao ar livre) que não pôde ser realizado por causa das chuvas que não paravam de cair. Na época foram realizados outros projetos: o livro aberto de poesias (poemas escritos pelas ruas do Parque), a intervenção na Praça dos Fundadores (destaque em cores sobre as esculturas) e distribuição de Sementes de Poesias (pequenos poemas) pelo Parque.

Esperei passar o tempo das chuvas e voltei ao Parque com mais uma nova idéia, implantar o Espaço Museu Nacional da Poesia - Galeria da Árvore (um museu vivo, itinerante e mutável) que recebeu em sua inauguração a exposição A Poesia das Sombras (minhas fotografias e poema). Depois tivemos a exposição de Iara Abreu com desenhos de gatos, trabalho idealizado em homenagem aos gatos do Parque (tinta sintética sobre lona plástica). Atualmente a Galeria da Árvore apresenta o jovem artista Marcos David (medico, poeta e ator na sua unimultiplicidade), uma exposição belíssima e imperdível para qualquer ser pensante. Strange Fruit provoca-nos profundas reflexões. Marcos expõe formas orgânicas carregadas de delicadeza, expressão e cor. Podemos pensar inúmeras questões, mas também precisamos nos dedicar a olhar, olhar profundamente e com olhar amplificado para esta Strange Fruit que o Parque Municipal tem o prazer de apresentar a seu publico.

Voltando para o Sementes de Poesia: Realizamos o primeiro no dia 18 de maio, dia em que comemoramos o dia internacional de museus, neste ano com o tema: Museus como Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento. Já em sua primeira edição contamos com a presença de crianças bastante interessadas. Uma alegria para todos nós que acreditamos que crianças são sementes férteis. O segundo Sementes de Poesias realizado no dia 15 de junho contou com a co-direção da poeta amiga do Munap – France Gripp e também com o apoio de Iara Abreu. O recital recebeu inúmeros poetas e amantes da poesia. Já o terceiro aconteceu no dia 13 de julho se superando com a presença quase maciça das crianças dominando o microfone. Depois de tanto sucesso vem aí na próxima segunda feira, dia 21, às 18h30, o Sementes de Poesia – edição lua cheia, na Praça dos Fundadores, no Parque Municipal Américo Renê Giannetti (Av. Afonso Pena - BH), neste dia aberto excepcionalmente para este evento, uma vez que o Parque não abre nas segundas.

O público interessado em participar pode levar seus poemas próprios ou de poetas favoritos para ler ou declamar. No local haverá um microfone e poemas.

Este evento é uma parceria com a Fundação de Parques Municipais de BH e Museu Nacional da Poesia – Munap e conta com a direção da artista e poeta Regina Mello (diretora do munap)."





www.reginamellobr.blogspot.com










Atenção, POIETISAS, participem:

(*)" Inscrições para o XVIII Psiu Poético -Montes Claros-MG-Brasil:

podem ser feitas via Correios ou diretamente na Biblioteca Pública Antônio Teixeira de Carvalho, ( Centro Cultural de Hermes de Paula ), de segunda à sexta-feiras, das 8 às 18 horas.

Cada poeta participante pode enviar de um a três poesias ou poemas.

Também aceita-se inscrições via Internet. O endereço eletrônico:
www.psiupoetico.com.br.

E-mail: psiupoetico@yahoo.com.br

Mais informações pelos telefones (0xx38) 3229 3456 e 3229 3458.

Nenhum comentário: