sexta-feira, 4 de julho de 2008

POIETISAS no lançamento do ORIGINAL-Livro de Artistas






Fotos (de Gabriel Pessoa) -de baixo para cima:Regina Mello entrega minha caixa;
a fotógrafa e a pintora trocam figurinhas-ou ,poetisas que são, dizem versos ...

Os artistas posam pouco antes de receber seus exemplares do ORIGINAL...

Conversando (sentadas no banco:eu, a fotógrafa/poetisa das imagens Eline Velozo, Graça Campos (artista plástica, professora e poetisa), Karina Araújo Campos, também poeta e contista, mas com muito menos de 50 anos...




Fotos (de Gabriel Pessoa) -de baixo para cima:Regina Mello entrega minha caixa;
a fotógrafa e a pintora trocam figurinhas-ou ,poetisas que são, dizem versos ...

Os artistas posam pouco antes de receber seus exemplares do ORIGINAL...

Conversando (sentadas no banco:eu, a fotógrafa/poetisa das imagens Eliane Velozo, Graça Campos (artista plástica, professora e poetisa), Karina Araújo Campos, também poeta e contista, mas com muito menos de 50 anos...



Na quarta feira dia 02 de julho 2008, os jardins internos do Palácio das Artes, receberam artistas, poetas e membros da intelectualidade da capital mineira, cidades do interior e de outros Estados, para a entrega do "ORIGINAL - livro de artistas", uma concepção de Regina Mello: 20 artistas interpretam um tema que ela propõe, e cada um faz 25 trabalhos, usando o matéria e técnica que desejar. Dessa forma, cada um - apresentado em caixa preta - traz no bojo a singularidade de cada criador, de cada área específica...Os livros foram entregues aleatoriamente aos artistas participantes presentes, de forma que abrir cada conteúdo, é uma ótima surpresa.


Regina Mello, poeta e artista plástica, performer, preside o Museu Nacional da Poesia itinerante, o MUNAP e pertence ao grupo Kaza Vazia. Estava deslumbrante e feliz com o lançamento das edições II e III. Os cinco restantes: um é do arquivo do projeto, um destinado a exposições itinerantes ,Regina nos conta:"Em 2007, a edição II - As Cordas que nos Cercam foi exposta em Maceió), um foi doado ao acervo do MIS – Museu de Imagem e Som de Alagoas, um – na noite do lançamento doado ao acervo da Fundação Clóvis Salgado, o último será doado a museu internacional. Nossa primeira edição – 250 anos de Mozart compõe o acervo do Museu Casa de Mozart – Mozarthaus em Viena/Austria e participa em exposição da programação oficial de comemoração aos 250 anos de Mozart".

O ORIGINAL II teve por tema "As Cordas Que Nos Cercam" e recebeu trabalhos de Ana Glafira(AL), Ana Gonzalez(PR), Cássia Veloso(MG), Clarisse Tarran(RJ), Enezila Campos(MG), Glória Lamounier(MG), Jorge Santos(MG), Ju Corte Real(SP), Lígia Borba(PR), Maria Emília Campos(MG), Pedro Augusto(MG) (in memoriam), Regina Mello(MG), Sebastião Miguel(MG), Tarcísio Luiz de Paula(MG), Terezinha Escobar(MG), Thaís Helt(MG), Tchello d'Barros(SC), Valter França(MG), Vilma Rabello(MG), Viga Gordilho(BA).


O ORIGINAL III - "A FORMA DO POTE VAZIO", e dele participaram:
Bernardo Britto Batista (SP), Bruno Zenóbio(MG), Clevane Pessoa (RN-MG), Daniel Juliano(SP), Edna Moura(MG), Eduardo Rennó(MG), Élcio Cassola Padovez(SP), Eliane Velozo(PE-MG), Giovana Dantas(BA), Gláucia Flügel(PR), Goto(PR), Lorena D'Arc Oliveira(MG), Luiz Cláudio Campos(BA), Marco Túlio Resende(MG), Marcos David(MG), Maria Lúcia Cattani(RS), Mônica Piloni(SP), Paulo Lisboa(MG), Regina Mello(MG), Ricardo Carvão(MG).

(A razão de eu ter colocado dois Estados em frente aos nomes de Eliane Velozo e meu é porque nascemos no Nordeste e estamos radicadas em Minas- eu, desde a infância e perfeitamente adaptada a este Estado, donde são meus dois filhos- sem no entanto, negar minhas raízes...)


É interessantíssimo observar a concepção artística, que de uma plêiade de criadores, sob um tema único,faz nascer mil estrelas originais, super-novas...

O astral estava uma beleza, todos alegres e bem humorados.

Estavam presentes algumas artistas -poetas, que integrarão o livro-álbum POIETISAS,aprovado pela Lei Municipal de incentivo à Cultura, no qual estou trabalhando com o fotógrafo e poeta Marco Llobus, umas já entrevistadas, outras a entrevistar: Graça Campos , Francirene Gripp, Iara Abreu, a própria Regina Mello, a fotógrafa Eliane Velozo, autora do ensaio fotográfico em livro, TEMPOS DO TEMPO e que dia 29, embarcará para o TEXAS, onde fará uma belíssima exposição, "White Dream", uma pesquisa pessoal em busca de raízes extremamente poética (a artista nos contava a respeito da foto onde, em algodoal, um bebê é amamentado pela mãe, que nele posa naturalmente, após a permissão do marido à fotógrafa.

Registro ainda a presença sempre marcante do amigo Claudio Márcio Barbosa, Poeta e Divulgador, produtor Cultural e , com carinho, de meu filho Gabriel acompanhado de Karina Campos, poeta e contista, aluna de Psicologia da FUMEC,que integra o Mulheres Emergentes 18 (Me 18, Edições Alternativas de Tânia Diniz, outra POIETISA do livro-álbum cito) e o Palavras Azuis, da ALPAS XXI (Cruz Alta, RS)

Após a entrega , os presentes foram provar as delícias mineiras de um buffet.

O evento, do MUNAP - Museu Nacional da Poesia, em comemoração ao ANO ÍBERO-AMERICANO de Museus, teve a curadoria de Regina Mello e o apoio institucional do IPHAN, da FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO, do MINISTÉRIO da CULTURA, entre outros mais.


Divulgação:
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora regional do InBrasCi em BH, Vice-Presidente do IMEL(Instituto Imersão latina),Embaixadora universal da Paz (pelo cercle univ.De les Embassadeurs de la paix, por Genebra, na suiça,Poeta Honoris causa,(pelo CBLP, para oito Países lusófonos), Delegada da ALPAS XXI, (por MG e BA), Representante do Movimento Cultural aBrace (Uuuuruguai, Brasil, em MG), e Cônsul ZC de Poetas del Mundo, nesta capital.
Postado por Clevane_em_Pessoa às 09:08 0 comentários
Marcadores: lançamento do ORIGINAL-livro de artistas-II e III no Palácio das Artes

Regina leu um poema alusivo, de Jorge de Oliveira Santos(abaixo), uma vez que o adiantado da hora, não permitiu leituras outras.Jorge, diretor do Sindicato dos artistas Plásticos de Minas Gerais (SIAPEMG) em Belo Horizonte, também distribuiu convite para a III Mostra de artes Plásticas e Visuais, com abertura prevista para HOJE(05/07), das 10h30' às 12h Plástica e com extensão revista até 06 de agosto.
O loval é o Savannah Mall (Rua Araguari 359-Barro preto-BH-MG)

De segunda a sexta, as visitas serão das 9 às 19 horas(aos sábados, até ao meio dia)

Maiores informações:
SIAPEMG:31-3278
siapemg@siapemg.com.br

Participantes:Abigail Drumond , Assunção Madureira,Eni Carvalho,Ivan d'Albuquerque,
Jorge Santos,Mauro Siler,Regina Mello,Adão Rodrigues,Elisabet Lanna,José Senna, Luiz Bouisson,Rachel Paulinelli.

A Corda

Será um sorriso!
Ou um simples riso,
ou detalhes, fragmentos
a cores de uma corda...
Aquela que nos une e nos cerca
Protegendo com sua linha e fios
recriando em si mesmo movimentos...
O pensamento sobre a mesma
que nos suporta, protege e une
com sua trama envolvente...
Jorge Santos
--- Em sáb, 5/7/08, clevane pessoa escreveu:

De: clevane pessoa
Assunto: ARTISTAS & POIETISAS no Lançamento do Original, o Livro de Artistas-lançamento do MUNAP(por favor, divulgue, caso possa)
Para: "Regina Mello" , "Blocos Online" , "Deia Leal Jornal Aldrava"
Data: Sábado, 5 de Julho de 2008, 3:12




___________-

Nenhum comentário: