quinta-feira, 24 de abril de 2008

Regina Mello



Regina Mello-um pouco de tanto e tanto de tudo




Regina Mello transita , abelha e borboleta, ave e floco e espuma, entre o sua arte, sua poesia,sua fotografia,o MUNAP(Museu Nacional de Poesia-itinerante), a Galeria da Árvore,o Coletivo Kasa Vazia, como se flutuasse em busca de mel,sementes, novidades.
Inventou o Livro dos artistas:cada vinte e poucos convidados, fazem vinte e tantas páginas.Ela então, monta esse livro, singular para cada um deles.
Um , vai para o Exterior,a levar o nome de brasileiros, outro fica com ela, para arquivo e por aí, segue esse "ORIGINAL"- o título não poderia ser melhor-" Livro dos Artistas.
Os volumes de 2006 e 2007, serão lançados em breve, no Palácio das Artes, onde o primeiro aconteceu. Gosto de estar nele, porque o tema proposto foi absolutamente fascinante para minha mente de artista, escritora, poeta e psicóloga:"A Forma do Pote Vazio".Forma (com "o " aberto), ou forma, com "o" fechado, perguntei.Ela, marotamernte, deu de ombros a sorrir.Que os artistas se soltem, parece desafiar.E então, segui a perseguir as formas da forma, as formas da forma, o soma, a alma.Do pote.Da pessoa.Adorei a experiência. Para entrevistá-la, escolhemos o centro Cultural Terra Verde.Porque foi lá que tiveram início as reuniões do "Galeria da Árvore":partilha de café da manhã, com freutas e conversas,Divagações, debates, somas e trocas.E porque ela adora árvores.Essa em questão, forte e antiga mangueira.Claro, a artista-poeta saboreou a amarelice sumarenta.Sem falar das jaboticabas da outra, carregadinha. Os olhos claros, a pele clara, a esbeltez;e eis a mulher Regina, que cresceu no mundo feminino da moda, a brincar com retalhos e linhas,pois sua mãe, Francisca, era estilista na capital mineira.Costureira de mãos cheia.No ano passado, ela fez mostra em homenagem à genitora, com o nome dela.Enquanto está viva, uma boa idéia. Participou conosco da entrega de livros no Paz e Poesia (30/03/2008), mas não pode ajudar na organização:estava em Santa Rita do Sapucaí , com quarenta e oito "Sementes de Poesia".Selecionamos algumas para a "Chuva de Poesia"Sabe-se lá o que aprontou.Já espalhou saias vermelhas em ladeira de Ouro Preto, já cortou a cabeleira dentro de um tubo de tecido.

Mulher-menina -metamorfose, metamorfa, Morfeus te embala a sonolência, quando te colocas em estado Alpha, entre a vigília e o sono? Como poderias deixar uma grama de ideía ou uma fatia do tempo passar sem que saboreasses a criatividade das coisas, das pessoas? Essa é Regina Mello ,personagem de si mesma, nascida em Itaúna, mas simbiótica com a capital mineira, faz um bom tempo.Integra o POIETISAS(*), livro-álbum que Marco LLobus(**) e eu criamos para mostrar essas mulheres fascinantes,filhas da POIESIS.

(*) POIETISA é um projeto de livro-álbum , para tecer a memória das poetisas mineiras ou adotadas por Minas, que moram na capital ,Belo Horizonte, uma vez que foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.Tentamos, os dois autores, captar-lhes a alma, além do corpo, o corpo, aquém da alma.Estamos maravilhados.O Universo poético feminino é uma grande e bela colcha de retalhos.

Clevane Pessoa de araújo Lopes(***)
Poeta Honoris Causa pelo CBLP.

(**)Marco Antonio de Melo Rodrigues, conhecido pelo pseudônimo de Marco LLobus, tem no olhar , a inquietação do beija-flor, o mais guerreiro e incansável dos pássaros.E é com essa energia toda, que ele fotograva e entrevista as poetisas.Cuidador de projetos culturais, preside a Rede Catitu, que nos apoia no desenvolvimento desse projeto.É Cônsul de Poetas del Mundo.Ator.Autor.Artista.E poeta de nos fazer alinhavos na alma rompida.

(***)Eu:a que escreve o miolo das histórias, instiga com indagações e se compraz na posse dessas caixas de pandora, não a mítica, mas as caixinhas pessoais de cada uma dessas criaturas belas.Diretora Regional do InBrasCi (Instituto Brasileiros de Culturas Internacionais).Cônsul Z-C de Poetas del Mundo(em Belo Horizonte).Delegada da ALPAS XXI (A Palavra do Século XXI-Cruz Alta, RS).Patroness da AVSPE (cadeira Lindolf Bell).Representante do Movimento Cultural aBrace.Vice-Presidente do Imersão Latina.Na Rede Catitu, trabalha em divulkgação e no Núcleo "Clevane Pessoa entre Pessoas", um presente.
Postado por Clevane Pessoa e Outras pessoas às 16:34 0 comentários
Marcadores: Regina Mello-um pouco de tanto e tanto de tudo

Um comentário:

Fanzine Episódio Cultural disse...

VIII CONCURSO PLÍNIO MOTA DE POESIAS 2011 (MACHADO-MG). FALEM COMIGO!

A ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS (Machado-MG) comunica que estão
abertas as inscrições para o VIII Concurso Plínio Motta de Poesias, do
ano 2011.
Entrem em contato para adquirir o Regulamento:
a/c Carlos Roberto machadocultural@gmail.com
ESTE CONCURSO ESTÁ ABERTO PARA TODOS!

OBS: O VALOR DA INSCRIÇÃO ( 2 REAIS) PODE SER COLOCADO DENTRO DO ENVELOPE COM AS 6 CÓPIAS DA SUA POESIA.