sexta-feira, 11 de abril de 2008

O Projeto Poietisa- Gênese





Nas fotos:Marco llobus , no evento "Poesia na Praça Sete", diz versos .Eu,com Neuza Ladeira,em casa dela,ela de azul, eu de vermelho, em colóquo, ao olhar atento de Marco Llobus(*).

Imagem antiga:-->"Árvore da vida"



O Universo feminino é um leque de nuances, sedas, filó, cabo de marfim e perfume de Mândalo.Rememórias, delicadezas insuspeitas e fortalezas espantosas.Onde o amor tem ninhos,mais de um, pois as POIETISAS amam de muitas maneiras e acolhem muitos pássaros em seus ninhais.
Os versos são extensão de ser.Mas sou mulher, falo de meu espelho interior...
Um dia, observei ao poeta Marco Llobus ,menino da idade de meu filho, bem, quase quarentão, revela ele a sorrir,que ele possuía seus poster-poemas virtuais, de fotografias-a poesia da vida-quais Hus Manos e Poetus (estes ora expostos,respectivamente, nos Centros Culturais S.Bernardo e Venda Nova),Poetus com versos de poetas mineiros sobrepostos, além do seu próprio classificadíssimo "Des/Classificados", mas que ainda não fiozera um trabalho específico com as mulheres que escrevem versos.
Dessa observação, nasceu-nos o desejo de começar por publicar um livro, com as poetisas com mais de cionquenta anos.A faixa etária não tenho a ver com a idade e sim , com a vivência a mais.
Marco resolveu que , no projeto, incluríamos o olhar de cada uma sobre a cidade onde douram seus panos verbais:belo Horizonte.E pensei na relação da Mulher com a Moda.
Resolvemos:fotos de ontem e de hoje.Os primeiros poemas e alguns atuais.
Quanto mais conversávamos a respeito, mais idéias surgiam.
Submetemos nosso projeto à Lei Municipal de Incentivo à Cultura.Foi aprovado e, munidos de uma lista básica de mulheres, mas a aceitar sugestões de nomes outros, lançamo-nos a campo.
O primeiro nome, de nossa amiga comum, Neuza Maria Ladeira,fomos a seu convite, no dia da entrevista, almoçar com ela e, na casa encantadora, ouvimos toda a sua pungente história de vida e de sua POIESIS.Torturada em quatro Estados, durante a Ditadura Militar e ainda mocinha, Neuza disse tantas e impactuantes coisas e leu muitos dos seus fortes poemas, que tivemos vontade de escrever um livro inteiro sobre ela.
Depois dela, outras.Todas singulares e talentosas.A maioria , também artista.
Agora, depois da ansiedade dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando é difícil espaço para entrevistas, retomamos os contatos. No intervalos, trabalhamos no projeto:anotações, revisões, fotos ,muitos telefonemas, encantamento.cada vez que saímos da casa de uma, tal nosso estado de excitação com a beleza apresentada, caminhamos enquanto conversamos.Marco leva sua bolsa cheia de material, uma vez que todas são gravadas, fotografadas e filmadas.Eu, a tralha feminina, às vezes de saltinho alto.Chegamos com livros.Ou flores.Ou velas perfumadas.Mimamos essas mulheres magníficas.Deixamos que abram suas pétalas , suas asas e apenas aconhamos os vôos.E já estamos loucos a pensar em outros volumes, continuações, desdobramentos.Queremos investigar outras faixas de idade.Fazer exposições com suas telas e esculturas, trabalhos vários.Conversamos sobre a noite de autógrafos primeira.Outras e outras.

(*) Marco Antonio de Melo Rodrigues,Presidente da Rede Catitu,gerenciador de Projetos culturais, Cônsul de Poetas del Mundo ,Contista, Violeiro, Ator, Artista Plástico(foi aluno de Mestre Larama).

Nenhum comentário: